Em duas semanas, Barbacena quase dobrou o número de casos confirmados de dengue. Até o dia 5 de março, a cidade tinha nove casos prováveis e sete confirmações da doença, segundo o boletim da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Porém, conforme dados da Prefeitura Municipal divulgados ontem (22), 12 casos de dengue foram confirmados na cidade neste ano.
Conforme a Administração Municipal, quatro casos ainda estão sendo investigados e outros dois exames não foram realizados. Neste ano, oito casos prováveis de dengue foram descartados após resultado negativo nos exames. Com esses dados, o boletim da Secretaria Municipal de Saúde (SESAP) indica que foram notificados 26 casos da doença em 2023.
Também foi divulgada uma lista com os bairros com maior número de notificações. O bairro Grogotó registrou três casos positivos de dengue. Já os bairros Boa Morte, Funcionários, Nova Cidade, Centro e Floresta têm dois casos confirmados em cada um.
Em comparação com as 12 primeiras semanas do ano passado, o número de casos de dengue em Barbacena cresceu consideravelmente. Enquanto em 2022, havia sido confirmado apenas um caso de dengue em 12 semanas, em 2023 foram 12 confirmações em 11 semanas.
Minas Gerais também apresentou um aumento de casos neste ano. Em 2023, até o momento, o estado já registrou 35.678 casos confirmados de dengue, 105.439 casos prováveis e 13 óbitos confirmados para a doença. Em 2022, nesse mesmo período, o estado havia registrado 11.410 casos da doença e possuía outros 14.384 casos em investigação, além de 10 óbitos confirmados.
Ainda segundo o boletim da SES-MG, Minas confirmou 9.306 casos de chikungunya e dois óbitos pela doença neste ano. Já em 2022, os casos confirmados para a doença chegavam a 1.360 e havia apenas um óbito pela doença. Segundo a Prefeitura de Barbacena, não houve registro nem de zika nem de chikungunya na cidade neste ano.
Fonte: Prefeitura de Barbacena e SES-MG