A Polícia Militar de Meio Ambiente de Juiz de Fora, através de coletiva de imprensa realizada na última terça-feira (10), informou os dados relativos aos diversos focos de incêndios florestais registrados nos 149 municípios atendidos pela corporação na região da Zona da Mata mineira.
De acordo com os dados da 4ª Companhia de Meio Ambiente, entre janeiro e setembro de 2023, foram registrados 46 casos de incêndios florestais, já em 2024, esses números tiveram um aumento de 108%, sendo registrados no mesmo período 96 casos. Esse aumento está atrelado com a escassez de chuva atrelada a ação humana, como a limpeza indevida de lotes através da utilização de queimadas e de atitudes como o lançamento de bitucas de cigarros acesas às margens da estrada, além de ações propriamente criminosas contra o meio-ambiente.
Em 2024 já foram emitidos mais de R$ 3 milhões de reais em multas ligadas a este tipo de crime. Só em uma ocorrência registrada na cidade de Ritápolis no último dia 4, onde foram queimados 86 hectares de mata, foi aplicada uma multa de R$ 800 mil.
Quem é flagrado ou identificado por uma queimada, responde criminalmente com penas variando em até quatro anos de reclusão, além de multa. Denúncias podem ser realizadas anonimamente pelos números 190 ou pelo 181.