Somente nos oito primeiros meses deste ano de 2020 o Corpo de Bombeiros já registrou o total de 12.640 ocorrências de incêndio em vegetação dos mais diversos tipos como: unidades de conservação, áreas de produção agrícola ou de reflorestamento, áreas urbanas e rurais pertencentes à órgãos públicos ou privados, etc.
Nesta quantidade são os incêndios mais decorrentes, são em lotes vagos que já atingiram 6272 ocorrências em todo o Estado. Ou seja, quase 50% das ocorrências. Os números vem aumentando consideravelmente mês a mês, na mesma proporção em que se aumenta a temperatura e diminui a umidade, ocasionando um alto índice de ocorrências que aumentou quase 150% de maio a agosto, período da estiagem.
A tendência é que estes números aumentem neste mês de setembro, considerado o pico do número de ocorrências de incêndios em vegetação. Somente nesta terça feira (15/09), Barbacena e Conselheiro Lafaiete registraram, respectivamente, 10 e 7 ocorrências de incêndios em vegetação, que ameaçou desde plantações, reservas florestais, redes de transmissão de energia elétrica, e principalmente residências.
Seguem abaixo os registros nos últimos quatro meses:
– Maio: 1619
– Junho: 2270
– Julho: 3522
– Agosto: 3889