Órgãos de segurança explicam estratégias adotadas para proteger as escolas de Barbacena

 Na manhã de ontem (18), a Polícia Militar realizou uma reunião com a comunidade escolar de Barbacena. O objetivo foi divulgar as ações para melhorar a segurança e a proteção nas instituições de ensino da cidade.

Representantes de escolas municipais, estaduais e particulares, além de agentes de órgãos de segurança pública estiveram no local.  No evento, o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, coronel Ademir, reafirmou o compromisso dos órgãos de segurança em levar segurança e tranquilidade para a comunidade escolar.

“A Polícia Militar está atuando em razão desse momento que a gente atravessa. Nós já implementamos um aumento do patrulhamento escolar com a presença dos policiais do lado interno e externo dos educandários. Nessa semana, teremos um aumento dos policiais nas ruas”, explicou o coronel.

Ainda de acordo com o comandante, está sendo feito um trabalho preventivo, mas, se for preciso, também serão utilizados instrumentos repressivos para garantir a segurança. Para o juiz da infância e juventude, Dr. Alexandre Wernek Soares, a situação é preocupante e todos devem estar envolvidos na segurança das escolas.

“As autoridades têm ficado responsáveis tanto de apurar quanto de coibir essas condutas para que nenhuma criança ou adolescente venha a ser vítima de qualquer tipo de atentado. A atuação das autoridades é 24 horas por dia, sete dias por semana”, disse o juiz.

Segundo a Polícia Civil, todas as mensagens com ameaças são analisadas pelas equipes e houve reforço na segurança e monitoramento das escolas. “A delegacia Regional de Barbacena conta, hoje, com uma equipe de pronta resposta com mais de 16 policiais que estão ativos para serem acionados a qualquer momento por qualquer unidade escolar. Todas as partes envolvidas estão sendo monitoradas. É um trabalho em conjunto em prol da segurança local”, explica o Delegado Regional da Polícia Civil em Barbacena, Saulo do Prado.