WhatsApp, Facebook e Instagram ficaram fora do ar desde o começo da tarde desta segunda-feira (4). Internautas em todo o mundo relataram dificuldade para acessar os três serviços – todos eles pertencem ao Facebook. A pane atingiu tanto os aplicativos no celular como os sites dessas redes.
Na noite de ontem o Facebook indicou, em comunicado, que a interrupção das suas redes e serviços de mensagens foi provocada por uma “mudança de configuração defeituosa” em seus servidores, o que impediu os usuários de acessarem as plataformas Instagram, WhatsApp ou Messenger por cerca de sete horas.
Com o problema, Mark Zuckerberg, o CEO do Facebook e sexto homem mais rico do mundo, perdeu US$ 5,9 bilhões de sua fortuna, após uma queda de quase 5% no preço das ações de sua empresa na Nasdaq, a bolsa de tecnologia de Nova York.
O problema afetou o mundo todo e em Barbacena não foi diferente. Isabel, funcionária do restaurante GastrôBQ explicou que a pane global afetou seus atendimentos através do WhatsApp. “Até então eu não tinha percebido que o aplicativo não estava funcionando, mas eu vi que meus pedidos caíram porque a maioria são feitos pelo WhatsApp e eu percebi que não chegava em nenhum pedido. Foi um grande prejuízo”, relata.
Ainda na noite de ontem, o Facebook pediu desculpas aos usuários pelo apagão. A empresa não especificou quem executou a alteração na configuração e se essa mudança estava planejada.
Com informações de: G1