O Parque Estadual do Ibitipoca ampliou de 500 para 750 o número de visitantes por dia. O aumento no número de pessoas foi permitido uma vez que tanto a macrorregião como a microrregião em que o parque está localizado estão na onda amarela do “Minas Consciente”.
De acordo com Instituto Estadual de Florestas (IEF), responsável pela unidade de conservação, para o acesso deve ser feito agendamento prévio e todos os visitantes devem, obrigatoriamente, usar máscara de proteção durante todo o tempo de permanência no parque.
Além do maior número de visitantes, a mudança de onda permite também a ampliação dos horários de saída para trilhas.
Veja como ficou:
– Circuito Janela do Céu: serão permitidos nos horários de 7h e 9h, com limite de 93 pessoas cada;
– Circuito Pico do Pião: serão quatro intervalos de saídas para a trilha: 7h30, 9h30, 10h30 e 12h30), com limite de 62 pessoas por horário;
– Circuito das Águas: serão permitidos cinco intervalos de saídas para a trilha: 8h30, 10h, 11h, 13h e 14h), com até 63 pessoas por horário.
O número de visitações diárias pode sofrer alterações a qualquer momento, conforme definições do Comitê Extraordinário Covid-19 do Governo de Minas, de acordo com a onda de cada região em relação à pandemia.
Fonte: G1