Começaram a valer neste domingo (1º) os reajustes dos valores das passagens do transporte coletivo rodoviário intermunicipal, como foi divulgado pelo Governo de Minas através do Diário Oficial do dia 31 de agosto. O índice autorizado foi de 7,99% para as linhas que operam no asfalto e de 7,84% para as linhas que circulam em vias não pavimentadas.
De acordo com o Governo, o percentual aprovado é inferior ao pleiteado pelas concessionárias, que solicitaram à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) uma atualização entre 9,78% e 12,04% no preço atual das passagens.
O reajuste das tarifas do transporte intermunicipal visa corrigir a defasagem dos valores entre junho de 2023 e julho de 2024, considerando a variação dos preços de insumos como combustíveis, peças de reposição, manutenção, depreciação do veículo, tributos e remuneração da mão de obra, entre outros.
O Sistema Intermunicipal de Transporte de Passageiros abrange ônibus que circulam entre a capital e as cidades do interior e também as rotas entre cidades mineiras. Ao todo o sistema conta com 2.341 linhas, entre as regulares e atendimentos parciais sendo 20 em Barbacena, de acordo com dados do site da Seinfra.
Com informações da Agência Minas.
Foto: Vertentes das Gerais