Pesquisa mostra que mais de 70% da população não usa protetor solar diariamente

O uso protetor solar é muito importante durante todo o ano, mas principalmente no verão, para proteger contra os raios ultravioleta. Apesar da importância do produto, um estudo realizado pelo Instituto de Cosmetologia aponta que mais de 70%  da população não usa o protetor diariamente e 55% não sabe a quantidade certa de produto a ser aplicada.

Lucas Portilho, especialista em Ciências Médicas, lidera a maior pesquisa sobre utilização de fotoproteção no Brasil. Portilho afirma que, desde 2014, os resultados já eram altos, entretanto esses números chegaram a quase dois terços da população brasileira sem qualquer tipo de proteção contra radiação ultravioleta.

Enquanto em 2022, a pesquisa indicou que 71% da população não usava o filtro solar, em 2021, esse número chegava a 62%. Os dados evidenciam uma redução no uso da proteção. Ainda de acordo com Portilho, os resultados demonstram a necessidade de campanhas mais eficientes.

O resultado de 2021 pode ser explicado por hábitos da pandemia, em que 62% dos entrevistados afirmaram ter parado o uso do filtro solar durante a quarentena. Apesar do impacto do lockdown, Lucas acredita que o alto custo do produto também afastou os consumidores.

Entre as necessidades da fotoproteção diária, mesmo sem exposição direta ao sol, é possível destacar os raios UVA que, segundo o especialista “atravessam vidros e janelas e penetram profundamente na pele, chegando à derme, onde estão as fibras de colágeno e elastina”. 

A não aplicação do protetor solar e a exposição à radiação aumentam os riscos de câncer de pele, rugas, flacidez, manchas e linhas de expressão. 

Além de hábitos do brasileiro, a pesquisa evidencia a necessidade de conscientização em larga escala para tratar sobre os malefícios da radiação, a necessidade diária do uso de fotoprotetores, além da aplicação correta dos filtros solares.

Fonte: Alto Astral