PMMG lança operação no Agosto Lilás para aumentar combate à violência doméstica

A frase “Em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher” vem perdendo força cada vez mais na sociedade que não aceita a violência contra a mulher. A Polícia Militar de Minas de Gerais (PMMG) desenvolve várias ações de combate e prevenção desse crime com a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD). Neste ano, para enfatizar a importância dos 15 anos de criação da Lei Maria da Penha, a PM lançou em todo o estado a Campanha de Prevenção à Violência Doméstica – Agosto Lilás.

Desde segunda-feira (02/08), o trabalho de prevenção à violência contra a mulher está intensificado, mas é válido ressaltar que a atuação da PPVD é contínua. As ações do Agosto Lilás acontecem como um reforço. Na área da 13ª Região da Polícia Militar (RPM), várias atividades acontecem até o fim do mês com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de adoção de medidas para coibir atos de violência contra a mulher, além de fomentar as denúncias de práticas ilegais.

Em Barbacena, Moeda, Belo Vale e Tiradentes, os militares realizaram blitzes com distribuição de dicas e divulgação da Lei Maria da Penha, além da inclusão recente no Código Penal do crime de “Violência psicológica contra a mulher”. Em São João del-Rei, a PM, em parceria com a Polícia Civil, fez uma live sobre o assunto.

Ao longo de todo mês, serão desenvolvidas diversas ações preventivas e educativas para divulgação da campanha de erradicação da violência doméstica contra a mulher e fomento às denúncias de práticas ilegais, além de reuniões com outros órgãos que possam auxiliar no combate.

Fonte: Assessoria de Imprensa da 13ª RPM