Polícia Civil desmantela quadrilha que aplicou mais de R$ 5 milhões em golpes de consórcio

A Polícia Civil desmantelou uma quadrilha especializada em aplicar golpes de consórcio e lavagem de dinheiro que atuava em Minas Gerais e no Espírito Santo. O número de vítimas pode ultrapassar 100 pessoas e o montante aplicado nos golpes pode atingir R$ 5 milhões.

A operação, denominada “Azar Certo”, ocorreu na segunda-feira (27), com o cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão em Juiz de Fora, Ubá e Marataízes (ES). O suspeito de ser o chefe da quadrilha, de 34 anos, foi preso em São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas.

Durante a prisão do suspeito, foi constatado que ele já teria se instalado em Marataízes (ES), com o intuito de fazer mais vítimas.

Ainda, durante as buscas, foram arrecadados elementos de informações que indicam que a organização criminosa estaria montando uma espécie de call center em Marataízes, com o objetivo de ampliar o negócio criminoso e o tornar de abrangência nacional.

Para o delegado Douglas Moto, a operação foi importante para tirar de circulação o homem, que “há tempo vem cometendo golpes que transcende a fronteira de Minas Gerais e o mais importante, angariar informações sobre o patrimônio do líder, dos membros da organização criminosa e das interpostas pessoas que ocultam o patrimônio deste indivíduo, visando o ressarcimento das vítimas e a reparação dos danos”.

Investigação

As investigações apontaram que o suspeito constituiu diversas empresas no ramo de veículos, construção civil e de loteamentos, com o intuito de vender consórcios e, juntamente com os demais integrantes da organização, captar clientes que efetuavam os pagamentos integrais das parcelas ou efetuavam lances, porém não eram contemplados com o prêmio contratado.

Fonte: G1