Polícia Civil investiga clonagem de cartões de aposentados e pensionistas em Barbacena

A Polícia Civil investiga mais de 20 ocorrências de clonagem de cartões de aposentados e pensionistas em Barbacena. De acordo com a corporação, os criminosos realizam saques nas contas das vítimas após entrarem em contato com elas por telefone ou virtualmente.

Em entrevista, o delegado da Polícia Civil, Saulo do Prado, contou que os criminosos agem de maneira diferente nos golpes e que muitos deles utilizam a internet para enganar as vítimas, que na maioria são idosos.

Conforme o delegado, é necessário ficar de olho e sempre desconfiar de ligações. “Vamos supor que se o meu gerente do banco me ligar, eu não vou passar a senha, não vou clicar em algum link. O melhor é ir até a agência para resolver o problema”, explicou.

Segundo dados, de julho a dezembro de 2020, ocorreram 519 casos desse tipo na cidade, um aumento de 200% se comparado a 2019, quando os registros foram de 215. 

Esse tipo de crime, mais conhecido como estelionato, vem chamando a atenção da Polícia Civil, que alerta sobre estas práticas  principalmente na internet. Um bom exemplo desse crime é a clonagem de anúncios de carros por golpistas que agem como intermediários na compra e venda dos veículos.

Por fim, segundo dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), na capital mineira, de janeiro a setembro houve um aumento de 44%, se comparado com o mesmo período do ano passado. Já no estado, o crescimento foi de 58%.

Fonte: G1