Polícia Civil realiza operação para combater tráfico e lavagem de dinheiro em MG

A Polícia Civil realiza, nesta quinta-feira (11), a Operação Washing para combater o tráfico e a lavagem de dinheiro em Minas Gerais.

Cem policiais cumprem 22 mandados de prisão e 29 de busca e apreensão em Belo Horizonte, Contagem, Vespasiano e Santa Luzia, na Grande BH; Sete Lagoas, na Região Central; e Coronel Fabriciano, na Região do Vale do Aço.

De acordo com a corporação, R$ 761 milhões foram movimentados por empresas de fachada. A organização criminosa ocultava o dinheiro ilícito em contas abertas de firmas fictícias, cadastradas em nome de laranjas.

Elas recebiam o dinheiro sujo e movimentavam em contas distintas, dando aparência de dinheiro limpo, ocultando o real propósito que era o de fomentar e financiar o tráfico de drogas. A Polícia Civil informou ainda que R$ 393 milhões foram bloqueados.

A Operação Washing é um desdobramento de outra que ocorreu em 2020, em Ponte Nova, na Região da Zona da Mata mineira. A partir dela foram levantados extratos bancários dando mais informações para a polícia.

FONTE: G1