A Polícia Militar de Minas Gerais deu início nesta quinta-feira (20/05) à tarde a Operação Centurião III. O lançamento aconteceu no Bairro Santo Antônio, em Barbacena. As ações acontecem nos 61 municípios da 13ª Região da Polícia Militar (RPM) e nas suas fronteiras com a 3ª e 4ª RPM.
A operação é voltada para a prevenção e repressão qualificada de crimes violentos e visa ainda potencializar a visibilidade das intervenções policiais. Para o sucesso da operação, todo o efetivo, incluindo militares que atuam na área administrativa, estão participando.
Na manhã desta sexta-feira, a PM divulgou o balanço geral da operação. Segundo a corporação, foram utilizados 518 militares, inclusive os que atuam na administração, 182 viaturas, 179 operações policiais, 77 blitz, 46 veículos apreendidos, 04 mandados de busca e apreensão, 13 pessoas foram presas e 3 armas apreendidas.
O termo Centurião se refere ao sexto militar na cadeira de comando de uma legião romana. Era o oficial responsável por liderar uma centúria, comandando homens nas intervenções militares na rápida execução de qualquer formação de tropa, encarregando-se da disciplina e da instrução da legião.
Fonte: Assessoria de Imprensa da 13 RPM