Na madrugada desta terça-feira (10/08), em Aracitaba, a Polícia Militar foi acionada via 190 por uma mulher, 41 anos, muito nervosa relatando que sua filha de 1 ano de idade parecia ter engasgado e estava desfalecida e com dificuldade de respirar. O militar que atendeu passou as orientações para a manobra de Heimlich (tração abdominal) para a mãe que, apesar de muito nervosa, conseguiu fazer com que a filha voltasse a respirar. A mulher disse que a filha ainda respirava com dificuldade e levaria a criança para o Destacamento da Polícia Militar já que residia ali perto.
No local, o Cb PM Melo repetiu a manobra de Heimlich e orientou à mãe que levasse a criança para o hospital em Santos Dumont, pois a menina, apesar de respirar bem, ainda aparentava cansaço. Instantes depois, a mãe acionou o 190 novamente, pois a filha havia piorado. Mais uma vez, a mãe foi orientada em relação aos procedimentos com a criança, conseguindo fazê-la respirar novamente.
A equipe PM, composta pelo Cb PM Melo e Cb PM Guimarães, foi para a residência da mulher e, após algumas tentativas com a manobra de Heimlich, conseguiu que a menina expelisse bastante quantidade de muco e leite, chorando logo em seguida. Como ela ainda apresentava dificuldade para respirar, os militares levaram a criança para um hospital em Santos Dumont para ser examinada por um médico.
Ela ficou em observação por um tempo e teve alta mais tarde. A equipe médica frisou que a ação rápida dos militares nas orientações à mãe e nas manobras com a menina foram cruciais para que a criança ficasse bem. A equipe PM ficou muito feliz e emocionada em ajudar a salvar a vida da criança. Tanto que, após a notícia da alta, os militares foram ver a menina num momento de muita emoção e gratidão.
Fonte: Assessoria de Imprensa da 13ª RPM