Por que o rosto fica avermelhado no inverno? Veja como evitar o problema

Um dos sinais do frio é sentir o rosto avermelhado e ardente, o que é perfeitamente normal nesta época do ano, explicam os dermatologistas Rafael Soares e Márcia Donadussi.

Isso acontece porque a pele costuma ficar mais seca e sensível quando o clima, além de gelado, também está mais seco, diz o médico. Em algumas situações, também é comum a pessoa sentir uma sensação de ardência no rosto.

— O clima frio diminui o metabolismo do corpo, e isso deixa a pele mais seca. Soma-se a isso os banhos quentes e uso inadequado de sabonetes, que reduzem a camada de gordura protetora da pele — resume Soares.

Márcia lembra que, além do rosto, também é comum a pele das mãos ficar mais sensibilizada – até mesmo quem tem a pele normal pode sentir um maior ressecamento nestas regiões, o que gera as alterações já mencionadas. 

A alimentação também pode potencializar a situação: ingestão de bebidas alcoólicas, caldos e sopas tende a deixar a pele mais sensível, provocando irritação, diz Rafael. 

Como evitar?

Intensifique a hidratação, indicam os médicos, principalmente se sua pele já for naturalmente mais seca. Importante ressaltar que ficar atenta ao seu tipo de pele é fundamental para não fazer uso de produtos incorretos, que podem piorar o problema. Sabonetes hidratantes para o rosto são boas pedidas. 

Além disso, se possível, evite ficar exposto ao vento frio. Se for inevitável, capriche ainda mais na hidratação da pele, de preferência com cremes umectantes. Uma dica é procurar por filtros solares que também tenham função hidratante – e então o produto resolve dois problemas de uma vez.

Também é importante lavar corretamente o rosto todas as noites, removendo bem o excesso de oleosidade da pele, lembra a médica. Por fim, não esqueça de beber bastante água e manter uma dieta equilibrada, o que também ajuda a evitar o ressecamento e a vermelhidão da pele.

Fonte: GZH