A praia Guarda do Embaú, em Florianópolis, está entre as 12 praias consideradas “Reservas Mundiais de Surfe”. O título é dado pela ONG Save The Waves Coalition e visa proteger áreas de surfe espalhadas por todo o planeta.
Para classificar as praias, a ONG leva em conta a qualidade e consistência das ondas, as características ambientais únicas do local, o seu papel na cultura e história do surfe, o apoio e participação da comunidade e se é uma área de proteção prioritária para conservação. Na América Latina, apenas cinco praias cumprem todos os critérios. São elas:
– Huanchaco, Peru
Essa praia peruana é repleta de barcos Caballitos de Totora e conhecida por “ suas ondas constantes e limpas”.
– Baía de Todos Santos, México
Intitulada o “Berço do Surfe” no México, essa praia proporciona todos os tipos de desafios para os surfistas devido à alta qualidade de suas ondas.
– Punta de Lobos, Chile
Com ondas de até 10 metros, essa praia possibilita surfar nos famosos “tubos” com mais de 800 metros.
– Guarda do Embaú, Brasil
A 46 km ao sul de Florianópolis, a praia oferece ondas de qualidade o ano inteiro e está localizada na maior unidade de conservação do estado de Santa Catarina.
– Praia Hermosa, Costa Rica
Não é à toa que essa praia recebeu o título de “Reserva Mundial de Surfe”! A biodiversidade da área conta com forte apoio da comunidade, que sabe de sua importância e possui visão de conservação bem definida.Suas ondas são de classe mundial e o negócio local atrai turistas.
Com informações de BBC