Faltando dez dias para a entrega da Declaração do Imposto de Renda, o colaborador precisa se apressar para que não ocorra problemas comuns para quem deixa para último momento, tais como falta de documentação e instabilidade no sistema da Receita Federal. Por conta da pandemia da COVID-19, o prazo final do dia 30 de abril foi prorrogado.
Em nota Richard Domingos, diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, disse: “Quanto mais tarde for a entrega, maior a chance de o contribuinte enfrentar congestionamento no sistema da Receita”, “Além disso, é muito arriscado perceber a falta de algum documento ou descobrir um dado inconsistente na última hora”.
O colaborador que não entregar a declaração do IR, submete-se ao pagamento de multa pelo atraso, com valor mínimo de R$165,74 e máximo de 20% sobre imposto devido, mais juros de mora de 1% ao mês.
Para ajudar os contribuintes, a Receita Federal criou um assistente virtual para orientar o preenchimento do documento.
O Assistente Virtual da Receita Federal está disponível nas versões do aplicativo Meu Imposto de Renda para celulares e tablets. Quem já tem o aplicativo instalado, precisa atualizá-lo nas lojas virtuais Google Play ou Apple Store. Depois da atualização, basta clicar no ícone e digitar a dúvida.
FONTE: R7