O prazo para a efetivação da matrícula de estudantes que se cadastraram para uma vaga na rede pública de ensino de Minas Gerais termina nesta sexta-feira (21).
O prazo havia sido prorrogado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) devido à situação de emergência de vários municípios mineiros causada pelas chuvas.
O período de inscrição nas vagas remanescentes, para os candidatos que não fizeram o cadastro no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem), também sofreu alteração e passou a ser de 1 a 23 de fevereiro.
Já para a efetivação da matrícula, pais, responsáveis, ou estudantes maiores de idade deverão comparecer à escola para a qual o estudante foi direcionado portando os seguintes documentos:
- Documento de Identidade ou, na sua ausência, Certidão de Nascimento/Casamento do aluno, original e cópia;
- CPF do aluno, original e cópia, sendo obrigatória a apresentação se for maior de idade e facultativa se menor de idade;
- Comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais/responsáveis ou do aluno maior de idade;
- Histórico Escolar ou Declaração de Transferência, com indicação do ano de escolaridade que o aluno está habilitado a cursar em 2022;
- Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio ou Parecer da Secretaria de Estado de Educação e publicação de Equivalência de Estudos, concluídos no exterior, ao ensino médio brasileiro, para o candidato/aluno que for ingressar no curso técnico na forma subsequente;
- Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade, comprovando matrícula no ensino médio, para o aluno que for ingressar no curso técnico na forma concomitante;
- Os inscritos Sucem podem consultar a escola para qual o estudante foi encaminhado acessando o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.
Para o aluno menor de idade é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais/responsáveis.
Fonte: G1