Prefeito confirma que não há previsão de liberação para captação de água no Rio das Mortes

A Prefeitura Municipal de Barbacena concedeu, hoje (15), uma coletiva de imprensa para apresentar a situação da cidade com relação ao abastecimento de água. Como esclareceu o diretor do Serviço de Água e Saneamento (SAS), Daniel Salgarelo, a captação de água segue interrompida na estação que recebe água do Rio das Mortes. Ainda não há previsão para liberação da captação.

Segundo o Prefeito de Barbacena, Carlos Du, a Prefeitura aguarda o resultado de laudos e exames que confirmem que é seguro retomar a captação do local. Ainda segundo o prefeito, o óleo que contaminou o rio é do tipo S10. Esse óleo é menos denso e desceu com mais velocidade.

Porém, como esclareceu Daniel Salgarelo, a captação foi interrompida no local antes de o óleo chegar na captação. Foram instaladas barreiras após o desligamento do bombeamento e foi dado início às ações do plano de contingência para evitar a contaminação na captação. 

Segundo o prefeito Carlos Du, a CODAMA encontrou quatro bolsões de óleo no Rio das Mortes e no afluente no sábado (13). A limpeza desses bolsões começou no domingo e também foi feita hoje. O diretor da Defesa Civil, Ângelo Pádua, disse que a situação se agravou devido ao local do acidente. Como o local era próximo de onde o afluente se liga ao rio, isso dificultou que o óleo fosse contido antes de chegar ao rio.

Conforme disse o Prefeito, foi feita uma reunião hoje com a Copasa para uma eventual interligação da rede da Copasa à rede do SAS. Se até terça (16) a rede municipal não for estabelecida, essa ligação será feita.

No momento, como disse o diretor do SAS, a captação do Galego está em operação, mas ela representa 20% do total. Alguns locais estão recebendo água via essa captação. “As tubulações estão vazias, então pode chegar uma água turva, mas a água é potável e tratada pela nossa estação de tranamento”, esclareceu Daniel Salgarelo.

O Prefeito também confirmou que a Exposição será realizada, já que há um poço artesiano no local que não impede a realização do evento. O Prefeito pediu ainda que a população deve economizar água.