Prefeito diz em nota que Barbacena permanecerá na Onda Roxa

O prefeito Carlos Dú publicou uma nota de esclarecimento, na noite deste domingo, 11, em seu perfil nas redes sociais, na qual comunica que a cidade permanecerá, pelo menos por enquanto, na Onda Roxa do Programa Minas Consciente .

“Barbacena quer o equilíbrio, a harmonia entre saúde e economia e quer que suas lideranças dialoguem na busca pelo bem comum”, destaca o prefeito.

Diante deste propósito, Carlos Dú afirmou que por enquanto a cidade segue sem alterações nos protocolos sanitários, ou seja na Onda Roxa.

Na sexta-feira, também pelas redes sociais ele havia dito que a partir de segunda-feira, 12, Barbacena retornaria à Onda Vermelha, mas diante de uma manifestação do Ministério Público, no sábado, 10, recomendando que o prefeito não tomasse essa posição, Carlos Dú achou melhor promover reuniões com representantes de todos os segmentos, prefeitura, Ministério Público, assistência social, saúde e setor econômico, para juntos encontrarem a melhor solução para o caso.

Relembre os fatos:

O Promotor de Justiça, Rodrigo Silveira Protásio, do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), publicou no sábado (10) uma orientação recomendando que o município de Barbacena prossiga na Onda Roxa, a fase mais restritiva do Plano Minas Consciente. A recomendação não se tratava de uma determinação, podendo ou não ser seguida pela prefeitura.

A orientação se deu após o prefeito de Barbacena, Carlos Dú, divulgar em suas redes sociais, na sexta-feira (09), que a cidade irá retroagir para a Onda Vermelha. Uma das razões usadas pelo prefeito foi que o município não obteve resultados positivos na redução de infectados com a instauração da Onda Roxa.