A Câmara Municipal de Barbacena elegeu na tarde desta terça-feira, 20, a mesa diretora da Casa para o ano de 2023. O atual presidente, professor Nilton César, foi reconduzido para um novo mandato. Os demais vereadores integrantes da chapa vencedora são: Odair Ferreira, vice; professor Filipe Luiz, secretário, e Donizete Medeiros, tesoureiro.
Com o resultado, o prefeito Carlos Dú amargou mais uma derrota, já que a atual gestão venceu no ano passado a chapa apoiada por ele. Neste ano, a disputa foi ainda mais acirrada, já que Carlos Dú teria entrado pessoalmente em campo para vencer as eleições. Além disso, teria escalado o seu secretariado para tentar convencer os vereadores a apoiarem os candidatos do Executivo. Segundo consta, até a secretaria de Educação ou de Saúde teria sido oferecida ao atual presidente para que ele pudesse desistir da disputa e apoiar a mesa composta por candidatos da base do prefeito.
Nas últimas duas décadas, apenas o prefeito Célio Mazoni havia saído derrotado na disputa no Legislativo Municipal.
A chapa derrotada por 8 votos a 7 estava composta pelos vereadores da base: Pastor Ewerton, presidente, Paulinho do Gás, vice, Betinho da Farmácia, secretário, e Tiago Martins, tesoureiro.
Professor Nilton agradeceu a confiança e disse que continuará administrando o Legislativo com independência e sempre pensando no interesse público. Ele também lamentou que o prefeito tenha se envolvido no processo, pois, segundo ele, é preciso respeitar a independência dos poderes. “Tive conhecimento de que o prefeito ficou reunido até de madrugada para tentar costurar apoios. Nunca vi uma disputa tão acirrada e ao mesmo tempo desleal”, desabafou.