Prefeitura de Barbacena já multou 50 pessoas por não usarem máscara

Nos últimos 15 dias de fiscalização das medidas de restrição por causa do avanço da Covid-19, a Vigilância Sanitária de Barbacena registrou 89 autuações. Destas, foram 50 multas por não utilização de máscara, 37 estabelecimentos notificados por desrespeitarem às medidas de restrição e duas interdições.

A coordenadora de Vigilância Sanitária, Janaina Martins Fernandes Sanson, explica que as 37 notificações abrangem diversos comércios como bares, restaurantes, lojas de conveniência e outros que são denominados serviços não essenciais conforme a Deliberação Covid-19 Nº 130.

Além disso, a coordenadora salienta que a entidade tem o poder de multar as pessoas que estão dentro de estabelecimentos regulados. As vias públicas ficam a cargo da Polícia Militar e da Guarda Municipal. “Realizamos as operações de um modo geral em comércios e praças, todos esses locais diariamente passam por verificação. Não tem pontos específicos, existem lugares onde há maior número de aglomeração como o centro da cidade e bairros de periferia”, disse Janaina.

Cada multa por não utilização de máscara é no valor de R$62,87. Quando há interdição do estabelecimento o proprietário tem, em média, 15 dias para apresentar o recurso e a Vigilância realizar a desinterdição.

Onda Roxa

A macrorregião Centro Sul, onde Barbacena está inserida, vive atualmente a Onda Roxa do Minas Consciente, a fase mais restritiva. A decisão foi tomada na última quinta-feira (15) pelo Comitê Extraordinário Covid-19, grupo que se reúne semanalmente para avaliar a situação da pandemia no estado.

O toque de recolher e a proibição de reuniões familiares e sociais em domicílios foram suspensos após um acordo realizado no início do mês de abril. As outras regras impostas pela onda roxa continuam em vigor.

Confira a lista completa aqui.