Foi inaugurado na manhã de segunda-feira (06), o ponto de apoio municipal para dispensação dos medicamentos de alto custo, também conhecido como farmácia de Alto Custo, com funcionamento nas dependências do Centro de Especialidades Multidisciplinar (CEM), no horário de 07h às 13h, de segunda a sexta-feira.
Esses medicamentos são disponibilizados pela Secretaria de Estado de Saúde e Ministério da Saúde e a dissociação da sua dispensação pelo município tem a função de facilitar o acesso da população a esse tipo de medicamento, que são essenciais para os 2,5 mil pacientes cadastrados, mas que tem valores elevados.
A Farmácia estava localizada na Superintendência Regional de Saúde de Barbacena, local de difícil acesso, até 2018. Em novembro de 2021, a Secretaria de Saúde de Barbacena indicou ao Estado de Minas o interesse em uma política de descentralização e continuou trabalhando durante esses seis meses para construir o local com móveis, computadores, impressoras, insumos e internet compatível para atender as necessidades.
Atualmente a Superintendência se encontra na Rua Amilcar Savassi, no bairro Sericícola.
Fonte: Prefeitura de Barbacena