Conecte-se conosco

Destaque

Presidente do INCRA é convocado a prestar esclarecimentos na Câmara dos Deputados sobre obras na Barragem de Caatinga, em Bocaiuva

Publicado

em

O presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, Geraldo José da Câmara Ferreira Filho, será convocado a prestar esclarecimentos na Câmara dos Deputados sobre a destruição do vertedouro da Barragem de Caatinga, no município de Bocaiuva – MG. O requerimento foi apresentado na Comissão de Minas e Energia da Câmara pelo deputado Lafayette de Andrada. A entidade terá que relatar quais são as providências encaminhadas para a recuperação da Barragem e quais são os recursos utilizados na obra.

Segundo Lafayette de Andrada, os problemas da barragem são antigos. “A obra em questão data da década de 1970 e em 2017 já haviam sido constatados alguns problemas na estrutura da obra, como concreto que cedeu e foi arrastado pela chuva no vertedouro da barragem, além de grande erosão de terra em suas bordas”. Ainda segundo Lafayette, em 2020 a Prefeitura local já temia que houvesse o transbordamento de água, o que ocasionou ao desalojamento de mais de 70 famílias na época.

Em 2021, o INCRA optou pelo descomissionamento da barragem que serve ao abastecimento de mais de 1000 famílias do Projeto Jaíba, além de ter a função de regularizar as águas do Rio Jequitaí.

O deputado afirma que “o descomissionamento da barragem é um equívoco do INCRA, pois irá afetar diretamente os moradores, que perderão seu meio de abastecimento e produção do seu sustento. Nós estamos reivindicando junto ao INCRA que encontre uma melhor solução para o caso, que não penalize o município, a região e seus moradores. Isso é inadmissível”, salienta.

Moradores estão isolados 

Segundo o representante dos moradores, das comunidades de Timburé e Lavras, dezenas de famílias estão ficando isoladas tendo em vista que as obras realizadas pelo Incra na barragem interditaram as estradas de acesso às referidas comunidades. “Isto é um crime que o Incra está fazendo com as nossas famílias, tirando nosso direito de ir e vir”, disse Uelington Alex.

Reunião em Brasília

Na última terça-feira, 22, o deputado Lafayette  de Andrada, em companhia de representantes do município de Bocaiuva e do deputado estadual Carlos Pimenta, participou de uma reunião na sede do INCRA em Brasília. Na oportunidade, foi apresentado ao Órgão todos os problemas da obra e a reivindicação dos moradores. Durante o encontro, ficou acertado que as atividades da obra seriam suspensas e seria feito um estudo para encontrar a melhor solução para o problema. Contudo, quando retornaram ao município, as lideranças e moradores presentes na reunião foram surpreendidos com uma mensagem do Superintendente Regional do INCRA em Minas Gerais, Batmaisterson Schmit,  de que a obra não seria paralisada, diferentemente daquilo que havia sido acertado no encontro. A decisão poderá ser entendida como um descumprimento da orientação dada pela direção nacional do INCRA em Brasília, o que poderá ser passível de punição administrativa.

Continue Lendo

Destaque

Veja o calendário de vacinação geral para semana que vem; Quarta dose para imunossuprimidos será disponibilizada

Publicado

em

Por

Foi divulgado o calendário de vacinação para os dias 31 de janeiro a 04 de fevereiro, ou seja, de segunda a sexta-feira da semana que vem, para o público a partir dos 12 anos.

A imunização acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Vilela, Funcionários, Boa vista, Ipanema, Santo Antônio, São Francisco, Nove de Março e Santa Efigênia.

Será utilizada a vacina da Pfizer e a população poderá procurar a UBS de 09h às 15h, com intervalo de almoço de 11h às 13h. A vacina será direcionada nessas unidades para os seguintes públicos:

– Primeira dose para pessoas a partir de 12 anos que ainda não receberam nenhuma dose.
– Segunda dose para pessoas que completaram 21 dias ou mais da primeira dose.
– Terceira dose para pessoas que completaram quatro meses ou mais da segunda dose (exceto gestantes e puérperas – que deve esperar cinco meses após a segunda dose, para tomar o reforço).
– E já estará disponibilizada a quarta dose para imunossuprimidos que completaram quatro meses da terceira dose (necessária comprovação médica).

Fonte: Prefeitura de Barbacena

Continue Lendo

+ Acessadas da Semana