Na cidade de Rio Doce, na Zona da Mata mineira com 2.623 habitantes, distante 115 km de Belo Horizonte, todos os adultos já receberam a primeira dose do esperado imunizante contra a Covid-19, podendo fazer a pandemia recuar. Somando essa estratégia ao fato de que a comunidade é formada, sobretudo, por ribeirinhos (grupo prioritário na vacinação), Rio Doce ostenta atualmente a marca de 100% de sua população adulta imunizada ao menos com a 1ª dose.
Proporcionalmente, é a cidade com a maior aplicação de doses em Minas Gerais, segundo dados informados pelas prefeituras e consolidados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, podendo haver diferenças em relação aos boletins municipais de acordo com a lentidão no lançamento do conteúdo no sistema unificado, e os percentuais são obtidos sobre a população geral, segundo o IBGE, e não sobre o público-alvo, acima de 18 anos.
A expectativa do município é que toda a população adulta da cidade finalize o esquema vacinal em setembro, quando a maioria dos moradores receberão a segunda dose da AstraZeneca. Sem casos de internação e óbitos há quase quatro meses, a cidade tem atualmente apenas um infectado.
Segundo o Secretário Municipal de Saúde da cidade, Rodrigo Leite, “Chegamos a ter 89 contaminados antes da vacinação em massa. Eram feitos 26 testes por dia, o que é muito para uma cidade pequena como a nossa. Com dois meses de imunização, não tínhamos mais contaminação praticamente”.
Mesmo com toda população vacinada, os cuidados continuam em Rio Doce. Na Onda Vermelha do programa Minas Consciente, o comércio só pode funcionar até às 20h no município.
FONTE: O TEMPO