Procon Municipal de Barbacena divulga balanço de 2020

A Prefeitura de Barbacena divulgou ontem, dia 28 de dezembro, o balanço anual das atividades do Procon Municipal de 2020. No total, foram registradas 1.140 ocorrências. Destas, 505 foram atendidas e 244 não atendidas. Permanecem em andamento 394 ocorrências, aguardando resposta do fornecedor. O índice de resolutividade chegou a 67,42%. 

O balanço divulgado pelo Procon mostra que as empresas de telefonia continuam sendo as campeãs no número de reclamações, seguida por lojas de eletrodomésticos e eletrônicos e pela empresa responsável pela distribuição de  energia elétrica. As dez empresas mais reclamadas foram: Oi, Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio), Claro, Cemig, TIM, Bradesco, Magazine Luiza, Vivo, Zurich e Copasa, respectivamente. 

A Coordenadora do Procon, Ariane Costa, relata que além das empresas da lista, foi observado que grande parte das reclamações se deu em face de bancos e financeiras, no tocante a empréstimos consignados e empréstimos pessoais, situações que atinge grande parte de aposentados e pensionistas. Para Tiago Mota, Advogado- Geral do Município, este balanço é importante para o órgão, uma vez que ajudará a direcionar a política de defesa do consumidor no Município.