A produção acadêmica da Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME), através dos programas de Iniciação Científica e por iniciativa dos alunos e professores da instituição, se destaca cada vez mais no país. A comunidade acadêmica rotineiramente apresenta seus estudos no Brasil e no exterior.
A produção continua intensa, mesmo na pandemia. Um exemplo disso é a premiação do trabalho apresentado pela aluna da FAME Marialice Sabará, no IX congresso – Um olhar além da ciência: formação e carreira médica. O seu estudo foi segundo lugar na categoria Relato de Casos. Além de Marialice, também assinam o trabalho as alunas Andreza Resende, Thaís Furieri e Paola Carvalho.
O trabalho foi orientado por Filipe Carvalho, professor de semiologia e reumatologia da FAME. O congresso aconteceu de forma online entre os dias 26 e 28 de outubro de 2020 e promovido pela Sociedade de Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais (SAAMG). O trabalho premiado foi o artigo “Arterite de Takayasu abrindo o quadro com insuficiência cardíaca congestiva”. Os profissionais foram premiados no último dia 26/11, após avaliação de 140 apresentações orais.