O Projeto Maria Maria iniciou suas atividades em 2010 com apoio do Instituto Bom Pastor. O grupo realiza ações como cursos profissionalizantes, oficinas de trabalho, bazares com os trabalhos realizados pelas voluntárias e campanhas beneficentes. O projeto realiza trabalhos para pacientes oncológicos e um deles é a confecção de próteses mamárias. O grupo tem apoio da médica Kathryn Müllen, mastologista responsável pelos SUS.
A prótese é composta por um material confortável que acomoda naturalmente o corpo da paciente mastectomizada. Os tamanhos oferecidos vão do 38 ao 58 e são inteiramente gratuitos. A coordenadora do projeto, Maria Fernanda, explicou que o projeto está sempre à procura de promover ações de trabalho solidário. “Através das nossas pesquisas nós ficamos sabendo que uma equipe realizava a confecção de próteses mamárias no Espírito Santo. Fizemos algumas pesquisas e aprendemos como produzi-las, já que aqui é uma região que necessita desse tipo de material.”
Ela afirma ainda que as próteses são de extrema importância para a autoestima das mulheres mastectomizadas. “Nossa intenção é dar apoio em um momento difícil da vida dessas mulheres. É muito importante que elas se sintam bonitas e se aceitem de novo.”
Maria Fernanda conta que a médica aprovou a qualidade da prótese e prontamente as acolheu e ajudou na divulgação do trabalho.
Para as mulheres que tiverem interesse em adquirir uma dessas próteses, basta procurar o Instituto Bom Pastor, ao lado da Paróquia do Bom Pastor, Rua Padre Manoel Rodrigues, 237, Bairro do Carmo. Telefone: 3331-7588.
Vale destacar que as próteses são gratuitas e as vendas são proibidas.