Prefeitura tem 24 horas para se manifestar a respeito da orientação da promotoria
O Promotor da Justiça, Rodrigo Silveira Protásio, do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), publicou neste sábado (10) uma orientação recomendando que o município de Barbacena prossiga na Onda Roxa, a fase mais restritiva do Plano Minas Consciente. A recomendação não se trata de uma determinação, podendo ou não ser seguida pela prefeitura.
A orientação se deu após o prefeito de Barbacena, Carlos Dú, divulgar em suas redes sociais, na sexta-feira (09), que a cidade irá retroagir para a Onda Vermelha. Uma das razões usadas pelo prefeito foi que o município não obteve resultados positivos na redução de infectados com a instauração da Onda Roxa.
A prefeitura ainda não manifestou sobre o assunto e tem o prazo de 24 horas para dizer a respeito. Setores do comércio em Barbacena haviam aprovado a decisão do prefeito, respeitando, é claro, as medidas sanitárias que seriam estabelecidas pela Prefeitura em decreto, que, segundo Carlos Dú estaria sendo elaborado e deverá ser publicado até amanhã, segunda-feira, caso se mantenha a decisão de retorno a Onda Vermelha do programa Minas Consciente.
Clique aqui para conferir a orientação do MPMG na íntegra.
Onda Vermelha: o que passa a funcionar?
Na onda vermelha serão incluídos os serviços não essenciais, como o comércio, os atrativos culturais, naturais, hotéis, atividades esportivas e eventos.
Onda Vermelha: o que restringe?
Na onda vermelha serão restringidos os protocolos dos serviços essenciais. Atividades de ensino serão tratadas à parte.
Relembre o caso
O prefeito Carlos Dú, divulgou em sua rede social que a partir de segunda-feira (12), Barbacena irá retroagir para a Onda Vermelha do Plano Minas Consciente. Atualmente, a cidade está inserida na Onda Roxa, a fase mais restritiva do plano.
O prefeito disse que a decisão foi tomada após uma reunião com o Comitê de Gerenciamento de Crise e alinhado com todos os prefeitos da microrregião de Barbacena.”Todas as atividades (serviços, comércios) serão retomadas, esses setores que foram tão penalizados por essa onda roxa que se mostrou totalmente ineficiente. Não tem diminuição dos casos aqui desde o início desta fase, muito pelo contrário”, disse o prefeito Carlos Dú.
A partir de segunda-feira (12), Barbacena irá retroagir para a Onda Vermelha do Plano Minas Consciente. O comunicado foi feito através da rede social do prefeito Carlos Dú. Atualmente, a cidade está inserida na Onda Roxa, a fase mais restritiva do plano.
Em sua rede social, o prefeito disse que a decisão foi tomada após uma reunião com o Comitê de Gerenciamento de Crise e alinhado com todos os prefeitos da microrregião de Barbacena.”Todas as atividades (serviços, comércios) serão retomadas, esses setores que foram tão penalizados por essa onda roxa que se mostrou totalmente ineficiente. Não tem diminuição dos casos aqui desde o início desta fase, muito pelo contrário”, disse o prefeito Carlos Dú.
Empresários ouvidos pelo Portal BarbacenaTem disseram ser acertada a decisão do prefeito. “Acredito que o município está seguro ao tomar essa decisão diante dos dados revelados pelo prefeito, de que o período de onda roxa não trouxe nenhum quadro positivo no que diz respeito a diminuição de casos. O comércio vem sofrendo muito com o fechamento das lojas e daqueles segmentos que não são considerados essenciais. Se a prefeitura fizer exigências para que todos possam trabalhar com segurança acredito que será bom para o comerciante, para as pessoas que trabalham no comércio e também para a população”, disse Rafael Moreira.
Leia a matéria completa: Comércio retoma as atividades em Barbacena a partir de segunda, 12, diz prefeito