Psicólogo explica como ser mais produtivo e eficiente no home office

O trabalho em casa foi a estratégia adotada por 46% das empresas durante a pandemia, segundo a Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise Covid-19. E ainda, 60% das empresas que adotaram esse tipo de trabalho notaram aumento da produtividade. 

Adamir Assis, psicólogo e professor do Unipac afirma que alguns dos pontos positivos do home office são a flexibilidade de horários, ausência de deslocamento, menor preocupação com aparência, maior contato com a família e menor risco de contaminação pela covid. Por outro lado, os pontos negativos também têm destaque. “Há um aumento de horas diárias trabalhadas e ritmo de trabalho mais acelerado. Além disso, há mais interrupções devido a rotina de casa e barulhos, falta de estrutura e dificuldade em separar a vida familiar da vida profissional”, destaca.

Para ter maior eficiência no trabalho home office, o psicólogo explica ser necessário que os trabalhadores negociem com seus gestores o volume de tarefas e o prazo de entrega. Ele conta ainda que é necessário escolher um lugar tranquilo e confortável para trabalhar e executar as tarefas dentro do horário normal de serviço. “Cuidado para não perder o foco com distrações como televisão, redes sociais, geladeira e barulho da casa. Faça anotações com as prioridades do dia e faça intervalos para descansar o corpo e a mente a cada uma ou duas horas de trabalho.”

Em relação aos erros, o professor explica que são quatro os mais frequentes. “Aceitar passivamente todas as demandas sem negociar prazos e trabalhar exageradamente todos os dias da semana ou por muitas horas além da sua jornada normal. Além disso, não respeitar os intervalos de refeição e descanso e tornar-se sedentário.”

O psicólogo ressalta sobre a importância de se estar atento aos sentimentos decorrentes deste período de trabalho remoto e pandemia. Ele explica que, se houver sentimento de ansiedade, tristeza, preocupação e angústia, é necessário conversar com outras pessoas e, se esse sentimento se tornar intenso, procurar ajuda profissional. “Não se cobre demais e não procure dar conta de tudo que está acontecendo ao seu redor. Tenha paciência e procure cuidar da sua saúde física e mental”, conclui.

Fonte: Correio da Serra / Jornalismo 93 FM