No último dia 16 de abril foi comemorado o Dia Mundial da Voz. Data em que a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e o Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia aproveitam para promover a Campanha Amigos da Voz, que em 2021 completou a sua 16ª edição com o tema “Sua Voz Diz Muito Sobre Você”.
Segundo a fonoaudióloga Patrícia Bomtempo, a campanha de 2021 teve como objetivo chamar a atenção das pessoas para a identidade vocal. “A voz de cada um de nós diz muito sobre nossa personalidade e nossa história. Ela impacta nossos relacionamentos e pode, inclusive, colaborar para o sucesso profissional”, explica.
Patrícia destaca a necessidade de conhecer as características da nossa voz já que algumas alterações podem sinalizar a presença de algumas doenças. “Rouquidão, ardência, falhas e cansaço para falar por mais de 15 dias, e sem motivo aparente, como infecções de garganta, podem ser alguns dos sinais.”
A campanha de 2021 também reforçou a importância dos cuidados com a voz em tempos de pandemia da covid-19. A fonoaudióloga explica que as pessoas têm feito mais esforço para falar por causa do uso das máscaras, que abafam a voz e dificultam a articulação. “Além disso, novas demandas vocais e posturais surgiram com o excesso do universo on-line, o que exigiu uma reorganização da integração voz e corpo para corresponder aos desafios do novo momento. Outro público diretamente impactado envolve as pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus e que evoluíram com intubação ou sequelas neurológicas, necessitando de reabilitação vocal”, relata.
Patrícia explica, por fim, que algumas atitudes podem contribuir positivamente para a saúde vocal. “Beber água, articular bem as palavras, manter uma boa postura corporal ao falar, se alimentar com frutas e proteínas e evitar competir com ruídos externos”, conclui.
Fonte: Correio da Serra / Rádio 93 FM