A cachaça é a bebida produzida a partir da destilação do caldo de cana-de-açúcar fermentado, também conhecida como pinga, branquinha, caninha ou aguardente. Existem diversos tipos de cachaças produzidas por todo o Brasil, com sabores e, principalmente, qualidades completamente diferentes. Mas como saber que você tem em mãos uma cachaça boa para saborear?
Segundo a barbacenense Maria das Graças Cardoso, Pós doutorada pela Universidade de Lisboa de Portugal e professora titular do departamento de química da Universidade Federal de Lavras, o segredo de uma boa cachaça está na cadeia produtiva e no trabalho com carinho e eficiência. “O ideal é manter sempre os níveis de higienização, manter uma boa levedura e manter sempre a moagem de uma forma limpa, além disso, filtrar o caldo antes de ele ser fermentado.”.
A especialista explica ainda sobre o rosário da cachaça, as bolhas ou espumas que aparecem quando se agita a garrafa. “Realmente uma boa cachaça tem algumas gotículas, uma parte oleosa. Mas quando o rosário está forte, significa um excesso de ésteres, ou seja, sabão nas bebidas, o que é uma coisa extremamente grave e não é permitido”, explica.
Maria das Graças disse ainda que é importante entender a diferença entre cachaça e aguardente. Segundo ela, a cachaça é uma bebida exclusivamente de cana de açúcar, brasileira e com grau alcoólico de 38 a 48. Já a aguardente é uma bebida que pode ser feita a partir do fermentado de qualquer tipo de fruta, inclusive da própria cana de açúcar e o grau alcoólico vai de 38 a 54.
Por fim, a especialista explicou a diferença entre envelhecer e armazenar uma cachaça. “O envelhecimento é uma forma de agregar valor à bebida. Para ser uma cachaça envelhecida, ela tem que ficar um ano em tonéis de madeira, o ministério lacra e depois é liberada. Há também a cachaça armazenada que é aquela em que é apenas colocada em tonéis de madeira.”
Para envelhecer uma cachaça, a pessoa deve encaminhar uma amostra para os laboratórios credenciados para que sejam feitas as análises dos padrões de identidade e qualidade estabelecidos pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento, orientou Maria das Graças.
Fonte: 93 Fm e Correio da Serra