Quaresma: Monsenhor Danival Milagres fala sobre tempo de renovação e esperança

A igreja católica celebra hoje (17) a Quarta-feira de Cinzas, dando início a quaresma, tempo de preparação para a Páscoa. A Quarta-feira de Cinzas é o primeiro dia da quaresma, ou seja, os 40 dias nos quais a igreja chama os fiéis a se converterem e a se prepararem verdadeiramente para viver os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Cristo durante a Semana Santa.

A Quarta-feira de Cinzas é uma celebração que está no Missal Romano, onde no final da celebração, abençoa-se e impõe-se as cinzas obtidas da queima dos ramos usados no Domingo de Ramos do ano anterior. “A tradição de impor a cinza é da Igreja primitiva. Naquela época, as pessoas colocavam as cinzas na cabeça e se apresentavam ante a comunidade com um “hábito penitencial” para receber o Sacramento da Reconciliação na Quinta-feira Santa”, explica o Vigário Geral do Clero da Arquidiocese de Mariana e  Pároco do Santuário da Piedade, Monsenhor Danival Milagres. 

De acordo com Monsenhor Danival a celebração da Quarta-feira de Cinzas é uma oportunidade de fazer o gesto externo da imposição das cinzas que deve ser acompanhado por uma predisposição interna do coração. “Nós vamos renovar nosso batismo, que se dá pela renúncia de tudo aquilo que nos afasta de Deus. Por isso, ao longo da quaresma, somos convidados à conversão, à avaliar a realidade do pecado que pode nos afastar de Deus e também dos irmãos.”

Segundo o religioso, a Quaresma é um momento de busca de conversão não só pessoal, mas também comunitária e social. “A nossa fé se vive e é testemunhada na convivência fraterna e por isso, os exercícios quaresmais vão nos ajudar a avaliar. Por exemplo, a oração deve ser mais intensa para avaliar nossa relação com Deus, a esmola deve nos ajudar a avaliar nossa relação com o próximo e a capacidade de vivermos a caridade e o jejum avalia a capacidade de termos o autodomínio das nossas vontades para adquirirmos a verdadeira liberdade dos filhos de Deus”, afirma.

Nesta quarta-feira diversas celebrações foram realizadas e nesta tarde ainda haverá missas às 12h, 15h, 17h e 19h na Piedade e na Igreja do Rosário, haverá celebração com a imposição das cinzas às 17h.