Queda de barranco deixa quatro famílias ilhadas no bairro Santa Luzia

Na tarde de ontem (15), a equipe da Defesa Civil de Barbacena foi acionada por moradores do bairro Santa Luzia, próximo a igreja, que relataram a queda de um barranco. O local da ocorrência é área mapeada pela CPRM como sendo de alto risco geológico (deslizamentos).

Após avaliação foi constatado o escorregamento translacional de uma superfície inclinada de aproximadamente 7m de altura.

Segundo a Defesa Civil, a movimentação de massa, provavelmente, ocorreu por conta da saturação do solo que ficou encharcado pelas chuvas constantes na região. Esse fator altera consideravelmente a estrutura e a dinâmica da água no solo.

Ainda in loco, foi constatado isolamento (ou ilhamento) de quatro famílias e também a afetação direta de outras 6 famílias. Não houve vítimas e nem danos materiais importantes.

O setor técnico da Defesa Civil acionou a CEMIG para providenciar o desligamento da rede elétrica e também a equipe de prontidão da Secretaria de Obras para iniciar as intervenções emergenciais necessárias.

A Defesa Civil segue monitorando e já iniciou, junto com a diretoria de infraestrutura, o projeto para realização de obra de contenção definitiva no local.