Se você é daquelas pessoas que não conseguem viver sem queijo, é importante saber que alguns tipos são mais saudáveis. Mas, apesar de ser considerado um alimento saudável, deve ser consumido com moderação, principalmente por pessoas que tenham intolerância à lactose, pressão alta ou sensibilidade à caseína. Mas, atualmente, há várias opções sem lactose ou caseína nos mercados. O recomendado é consumir em torno de 30g por dia.
Veja detalhes de alguns tipos mais populares e seus nutrientes:
Cheddar
Em sua preparação, muitas vezes, são adicionados corantes. Além de cálcio, proteínas e vitaminas, o cheddar contém grandes quantidades de gordura saturada. A recomendação é consumir com moderação e esporadicamente..
Gorgonzola
O queijo gorgonzola é considerado muito gorduroso e com sódio em excesso.
Minas frescal
O queijo minas frescal apresenta maior quantidade de umidade e baixo teor de gordura e sódio.
Muçarela
O queijo muçarela inicialmente era fabricado com leite de búfala. Atualmente, é preparado com leite de vaca. Por isso, apresenta elevada quantidade de proteínas e gorduras, além da cremosidade. No entanto, pode ter sódio em excesso.
Muçarela de búfala
A muçarela de búfala é rica em gorduras saudáveis, além de ter cálcio e poucas proteínas. Costuma ser mais branco e mais doce do que os queijos produzidos com leite de vaca.
Parmesão
O queijo parmesão apresenta grande quantidade de cálcio. O seu sabor é bastante salgado por conter sódio em excesso e é feito com leite de vaca não pasteurizado. Possui pouca lactose, o que é benéfico para quem tem intolerância.
Prato
O queijo prato possui uma textura macia, cor amarelada e sabor suave. É um queijo que leva um maior tempo de maturação e tem um preço bastante acessível.
Provolone
O queijo italiano é defumado e possui uma textura firme e sabor que varia de suave a picante. Além dos nutrientes comuns a todos os queijos, ele se destaca por ter bastante sódio e gorduras.
Ricota
A ricota é uma opção para quem está em busca de perder peso. Esse tipo de queijo contém poucas calorias, gorduras e sódio. No entanto, possui menos cálcio e proteínas. Deve ser consumido com outros queijos.
FONTE: UOL