Os vencedores do 13° Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal foram anunciados, pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), nesta quarta-feira (20), por meio de transmissão online nas redes sociais.
Da região do Campo das Vertentes, o queijo “Jacuba”, produzido por Maria Teresa Viana Boari de Coronel Xavier Chaves, foi o campeão estadual do concurso. Os queijos que ocuparam o 2° e o 3° lugares são produzidos na região de Araxá.
Feito a partir do leite integral de vaca fresco e cru, o queijo minas artesanal é fabricado desde a época do Brasil Colônia. Além disso, é reconhecido pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.
A avaliação considerou formato, cor, textura da massa além do sabor e, segundo a Emater, o queijo vencedor conquistou os 35 jurados com seu “sabor adocicado com excelente textura”.
Diferentemente das outras edições, neste ano, as etapas regional e estadual foram realizadas no mesmo dia. A degustação aconteceu no Senac BH no dia 6 de outubro e contou com cerca de 130 queijos de oito regiões mineiras e mais quatro municípios que não fazem parte da região, mas são registrados junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
Promovido pelo Governo do Estado através da Emater em parceria com Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, o concurso visa estimular e divulgar a produção de queijos de qualidade no estado.
Fonte:G1