Confederação Nacional dos Municípios aponta o deputado Lafayette como o 2º parlamentar mais atuante de Minas e o 39º do país, nas causas municipalistas.
Foi divulgado, essa semana, o ranking dos deputados federais mais atuantes em pautas municipalistas na Câmara Federal. O resultado é fruto da pesquisa denominada “Observatório Político”, uma plataforma desenvolvida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Lafayette Andrada recebeu destaque em função do seu protagonismo, na Câmara Federal, no que se refere à atuação em defesa das causas municipalistas, sendo o 2° deputado mineiro mais atuante e o 39° entre os 513 parlamentares que compõem a Câmara.
O ranking é constituído a partir de um levantamento que avalia o voto dos deputados e senadores em matérias de interesse da sociedade e dos Municípios em particular. O próposito principal do “Observatório Político” é o de fornecer aos prefeitos informações seguras sobre as proposições mais relevantes e polêmicas desta legislatura para a gestão municipal.
Para o atual ranking, os temas selecionados levaram em consideração o impacto sobre os Municípios e as relações federativas por ocasião da apreciação no Congresso. São, portanto, projetos que tratam de políticas públicas, tanto de caráter regulatório quanto redistributivo, que afetam direitos e interesses dos gestores municipais e, naturalmente, dos munícipes.
Lafayette Andrada se diz honrado com o reconhecimento do seu trabalho, principalmente sendo fruto da entidade mais representativa dos municípios em nível nacional. “É fundamental, cada vez mais, dar autonomia aos municípios, atendendo especialmente a organização e prerrogativas das cidades, por meio da descentralização da administração pública. A cidade é o espaço onde as pessoas vivem e trabalham e, por isso mesmo, é ali que precisam desfrutar dos serviços e das políticas públicas. Sempre defendi, defendo e defenderei, em meu mandato, as causas municipalistas. É uma bandeira que terei sempre comigo”, destacou.
Segundo o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, se já existem títulos, como o Parlamentar Amigo dos Trabalhadores e os Parlamentares Amigos da Enfermagem, Parlamentar “Amigo” da Amazônia, O Parlamentar Amigo dos Idosos e o “Parlamentar Amigo da Defensoria (Pública)” porque não pode haver o Parlamentar Amigo da Causa Municipalista ou Amigo dos Municípios?
O deputado Lafayette tem trabalhado e se posicionado favoravelmente a matérias relevantes aos municípios, o que possibilitou a sua colocação de destaque no ranking, apontando-o como um dos parlamentares que mais têm defendido as causas municipalistas.
Veja alguns temas defendidos por Lafayette Andrada e em cujas votações ele foi favorável:
Renegociação das dívidas dos municípios com a União, Nova lei de licitações, Excedente em óleo (Distribuição com Estados e Municípios), Orçamento Impositivo, Marco Legal do Saneamento Básico, Aumento de 1% do Fundo de Participação Mucicipal, Auxílio emergencial para medidas de proteção social, Orçamento extraordinário para enfrentamento ao novo Coronavírus, Recomposição do ICMS e ISS, Renda Básica de Cidadania Emergencial.