Região confirma primeiro óbito por Síndrome Multissistêmica Pediátrica

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgou na terça-feira (2), que confirmou o primeiro óbito causado pela Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) em MG. O caso ocorreu em Juiz de Fora em uma criança de 9 anos.

Segundo o Estado, a criança teve febre e cefaleia em 21 de outubro do ano passado. Já no dia 24 do mesmo mês foi hospitalizada e, na data seguinte, transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Ainda conforme o Governo de Minas, o óbito do menino foi confirmado no dia 26 e o caso foi notificado de acordo com os critérios do Ministério da Saúde para notificação de suspeita de SIM-P.

A investigação foi realizada pela área técnica da SES-MG com apoio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (Cievs-Minas).

Na ocasião, ocorreu um estudo do caso com encaminhamento de amostras clínicas para pesquisa de várias etiologias pelo Laboratório Central (Lacen) da Fundação Ezequiel Dias (Funed) e pelo Laboratório de Referência Nacional (LRN) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz RJ). Todos os exames descartaram outras doenças infecciosas. Uma equipe técnica do Ministério da Saúde também analisou a situação.

A doença afeta os sistemas gastrointestinal, respiratório, neurológico, renal e cardíaco. Entre os sintomas estão: febre, conjuntivite, manchas vermelhas no corpo, problemas gastrointestinais, dor abdominal, vômitos, inchaço nas articulações, tosse, falta de ar

Em nota, a Prefeitura de Juiz de Fora informou que está ciente da situação e que na época, deu entrada para avaliação do caso.

Até o momento, foram notificados 211 casos suspeitos de SIM-P em Minas Gerais, sendo 104 descartados e 77 confirmados.

Fonte: G1