No último final de semana, foram divulgados os dados do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC). Esse levantamento verifica como cada local está desenvolvendo os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
De acordo com o IDSC, Barbacena está com um nível médio de desenvolvimento sustentável, tendo ficado na posição 1254 entre as cidades brasileiras. Segundo o levantamento, a cidade tem grandes desafios para cumprir em 27 dos 100 indicadores analisados.
Entre os pontos mais frágeis da cidade estão a cobertura vacinal, a porcentagem de pessoas abaixo da linha da pobreza, o desemprego entre os jovens, a diferença salarial entre homens e mulheres, entre outros.
Cada uma dos objetivos do desenvolvimento sustentável são analisados conforme a média dos indicadores relacionados a eles. Em Barbacena, os ODS com nível de desenvolvimento muito baixo (a pior classificação possível) foram Erradicar a fome; Igualdade de gênero, Indústria, Inovação e Infraestrutura; Proteger a vida na água; Proteger a vida terrestre; e Parcerias e Meios de implementação dos objetivos.
Por outro lado, Barbacena teve um desenvolvimento muito alto nas áreas de Energia Acessível e Limpa e de Consumo e Produção Responsáveis. Além disso, a cidade teve um nível alto nos objetivos de Saúde e Bem-estar; Água Potável e Saneamento; Redução das Desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis e Ação Contra a Mudança Global do Clima.
Com informações do IDSC