O Republicanos vai integrar oficialmente a base do governo Zema na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A decisão foi anunciada na última terça-feira. O encontro, na Cidade Administrativa, contou com a presença do governador Romeu Zema, do secretário de Governo, Igor Eto, do deputado federal Lafayette Andrada, de demais deputados e lideranças do partido em Minas Gerais. O partido conta atualmente com três parlamentares na ALMG para a nova gestão.
Segundo informou Lafayette Andrada, a reunião foi bastante produtiva e alinhavou o apoio do partido à gestão Zema. Ele disse ainda que a bancada estadual também declarou que vai votar no candidato do Palácio Tiradentes à presidência da ALMG. “Estamos muito empenhados na eleição do Deputado Roberto Andrade para a presidência da Assembleia de Minas”. Lafayette destacou ainda que Andrade é “um deputado experiente, de diálogo e reúne todas as condições para comandar a ALMG”.
A eleição para a presidência da ALMG ocorrerá no dia 1º de fevereiro, logo após a posse dos deputados. A Casa tem 77 deputados estaduais, mas Chiara Biondini (PP) só vai tomar posse no dia 22, data em que completa 21 anos, idade mínima para se tornar parlamentar. Roberto Andrade necessita de 38 votos para se eleger presidente, porque se houver empate ele será vitorioso por ser mais velho que o adversário.
Lafayette lembrou que a eleição para a presidência da ALMG é prioridade para o governo Zema. “Cabe ao presidente decidir quais projetos de lei são colocados em votação. É de fundamental importância ter um presidente aliado, que seja sensível às demandas do governo, sobretudo àquelas que vem de encontro com o maior interesse público”.