Restituições do último lote do Imposto de Renda são pagas hoje pela Receita

A Receita Federal paga as restituições do último lote do Imposto de Renda Pessoa Física de 2022 nesta sexta-feira (30). O lote também contempla restituições dos anos anteriores. Ao todo, mais de 1,2 milhão de contribuintes vão receber R$1,9 bilhão.

A restituição vai ser paga diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix. Se o contribuinte entregou a declaração neste ano e não recebeu a restituição, ele deve verificar se entrou na malha fina. De acordo com a Receita Federal, 1,03 milhão de contribuintes tiveram declaração retida este ano.

O prazo inicial para a entrega da Declaração de Imposto de Renda era 29 de abril, mas foi adiada para 31 de maio, para diminuir os efeitos da pandemia de covid-19. Mesmo com o adiamento do calendário original foi mantido que os pagamentos podem ser feitos em cinco lotes pagos entre maio e setembro, sempre no último dia útil de cada mês.

Para realizar a consulta da restituição do imposto de renda, basta entrar na página da Receita Federal na internet e clicar no campo “meu imposto de renda” e em seguida em “consulta restituição” A consulta ainda pode ser feita pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”.

Quem não está na lista ou caiu na malha fina pode consultar o extrato da declaração na página do Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC) e verificar se existe alguma inconsistência de dados. Se for o caso, o contribuinte deve fazer a autorregularização.

Fonte: Agência Brasil