Retinoblastoma: entenda o que é e quais são os sintomas do câncer da filha de Tiago Leifert e Daiana Garbin

Lua, filha de Tiago Leifert e Daiana Garbin, está com câncer. O apresentador e a jornalista disseram, em vídeo publicado no Instagram que a pequena está com retinoblastoma, tipo raro de tumor nos olhos.

“É um câncer que acontece nas células da retina. Elas acabam tendo um crescimento desordenado e formando tumores. No caso da nossa filha, é bilateral”, explicou Garbin.

Segundo a oftalmologista Deborah Laguardia, esse tipo de câncer começa dentro dos olhos, na retina, mas pode se disseminar para o sistema nervoso central, ossos e outros órgãos. “Esse câncer acomete tanto meninas quanto meninos e pode acometer um ou os dois olhos. Geralmente, ele surge até um ano de vida, mas pode aparecer até os quatro anos.”

No início, o retinoblastoma pode não ter um sinal evidente e por isso, os pais podem não perceber, é o que afirma a médica. Por isso a prevenção é de grande importância. “Esse câncer pode ser detectado através do exame do olhinho, que é feito de rotina ao nascer, ainda na maternidade. O que aparece de alterado no teste, é que ao jogar a luz na pupila, ao invés de aparecer o reflexo vermelho, assim como aparece em algumas fotos que tiramos, vai aparecer um reflexo branco. O médico faz um exame do fundo de olho com a pupila dilatada do paciente. Vale lembrar que o reflexo branco nem sempre é o retinoblastoma, pode ser outras patologias.”

Em casos mais evoluídos, os sintomas são o inchaço, nódulo e olho esbugalhado. No início, os pais podem perceber esse reflexo branco no centro dos olhos, ue a criança não está enxergando bem, que está com estrabismo (vesgas), ou até mesmo com tremor. “Tumores menores podem ser tratados de forma especial e sem que a criança tenha uma perda da visão. Em casos mais avançados, o olho precisa ser retirado e o paciente acaba passando por quimioterapia ou radioterapia.”

Para prevenir o retinoblastoma e outras doenças, os pais devem levar os filhos ao oftalmologista pela primeira vez por volta do primeiro mês e meio de vida. “Pais, levem seus filhos ao oftalmologista pelo menos uma vez por ano até que completem sete anos de idade. A consulta uma vez por ano previne diversas doenças visuais”, alerta.  

Fonte: Correio da Serra / Jornalismo 93 FM