Revista científica da FAME passa a ser indexada na Rede Ibero-americana de Inovação e Conhecimento Científico

A Revista de Ciências da Saúde Básica e Aplicada da FAME (RCSBA), recebeu a aprovação de seu pedido de Indexação na Rede Ibero-americana de Inovação e Conhecimento Científico (REDIB). O pedido foi aprovado na manhã da última sexta-feira (27/11) e na prática significa que a partir de agora, a revista compõe a base de dados de uma plataforma de conteúdos científicos e acadêmicos de acesso aberto produzidos no âmbito ibero-americano. 

“A Revista de Ciências da Saúde Básica e Aplicada é uma revista científica. Em termos gerais, as revistas científicas têm o objetivo principal de fazer a divulgação científica, comunicar ao meio científico e à sociedade uma descoberta, um resultado de um estudo, ou uma análise crítica de estudos. Estas revistas publicam esses textos periodicamente, por isso elas também são chamadas de periódicos”, esclarece Janine Mayra da Silva, editora assistente da RCSBA.

Janine explica ainda que a equipe que realiza a Revista científica da FAME, criada em 2017 e que publicou seu primeiro volume em 2018, trabalha incansavelmente para moldar o periódico frente às exigências que são feitas pelos grupos editoriais. “A indexação é conferida por plataformas de busca de dados. São várias: Medline, Bireme, Lilacs, Scielo, Latindex, REDIB. Nelas, as revistas que são indexadas “aceitas” podem ser visualizadas quando alguém, em qualquer parte do mundo, busca algum artigo sobre determinado assunto (esta busca utiliza- se das palavras chave, descritores que são colocados nos textos). Logo, uma revista indexada ganha maior visibilidade, número de cliques, maior número de downloads dos textos”, explica.

Alguns dos artigos publicados em edições anteriores estão disponíveis no site: www.funjob.edu.br, na aba “Revistas”.