O Rotary Club Barbacena fez uma campanha para que fossem realizados testes gratuitos para o novo Coronavírus em duas Instituições cadastradas, que são Lar das Velhinhas e Lar Frederico Ozanan. Ao todo foram 100 testes e feitos em residentes e colaboradores incluindo direção, funcionários e voluntários destes locais. Os testes foram realizados na quinta-feira (17/09).
Vários parceiros contribuíram para que o projeto fosse realizado: Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Laboratório São Lucas e Secretaria de Saúde de Barbacena (SESAP).
Segundo o presidente do Rotary Club Barbacena, Paulo Cezar Barroso de Araújo, é de extrema importância levar testes gratuitos a estas instituições. “Todos que lá estão, são do grupo de risco, ou seja, precisam de uma atenção especial e nós do Rotary nos sensibilizamos para dar-lhes um conforto maior em meio a pandemia. Em breve os resultados chegarão e vamos levar até eles”.
ROTARY
A instituição foi criada em Chicago, nos EUA, no ano de 1905, e o Rotary é a mais antiga organização internacional de clubes de serviço. Os associados a esses clubes são chamados de rotarianos e fazem trabalho social nas áreas de Educação, Saúde e apoio a outras instituições como asilos e creches. O Rotary está presente em 217 países e regiões geográficas, atuando por meio de mais de 35 mil Rotary Clubs, que reúnem mais de 1,2 milhão de voluntários. Cada clube escolhe seus próprios dirigentes e têm uma considerável autonomia, respeitando os estatutos e o regimento interno estabelecidos pelo Rotary International. Regionalmente, estes clubes estão agrupados em distritos. No Brasil, há 2.398 clubes com 53.869 associados. O seu projeto mais conhecido e a campanha mundial de combate a Poliomielite, erradicada no Brasil em 1989.
O DISTRITO 4521 foi criado em 2019, após a fusão dos Distritos 4520 e 4580. Trabalhando em Minas Gerais, especificamente, o nosso distrito inclui 90 clubes (89 clubes locais + 1 e-club – Rotary e-club Motociclistas) em 62 cidades do Médio-Oeste, Zona da Mata e Vale do Jequitinhonha.