Nesta quinta-feira (06), o jornalista e escritor Ruy Castro foi eleito como o novo ocupante da cadeira 13 do quadro de membros efetivos da Academia Brasileira de Letras (ABL). A sessão aconteceu no Petit Trianon, sede da ABL. Participaram da eleição 35 Acadêmicos de forma presencial ou por carta e Castro teve 32 votos.
Ruy Castro é repórter desde 1967 e passou por diversos grandes veículos de imprensa no Rio de Janeiro e em São Paulo. Na década de 1990, produziu biografias como Carmen Miranda e Garrincha, além de livros de reconstituição histórica sobre o samba-canção, a Bossa Nova, Ipanema e o Flamengo. Em 2022, recebeu o prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras.
A cadeira 13, agora ocupada por Ruy Castro, estava vaga desde julho deste ano, com o falecimento de Sérgio Paulo Rouanet, responsável pela criação da lei brasileira de incentivos fiscais à cultura, a chamada Lei Rouanet.
A cadeira que agora é ocupada por Ruy Castro já foi ocupada por: Francisco de Assis Barbosa, Augusto Meyer, Hélio Lobo, Sousa Bandeira, Martins Júnior, Francisco de Castro, Visconde de Taunay, Francisco Otaviano e Sérgio Paulo Rouanet.
Fonte: Agência Brasil