Saiba os lugares disponíveis para buscar água em Barbacena

Desde quinta-feira (11) o abastecimento de água está comprometido na rede do Serviço de Água e Saneamento (SAS). Conforme o diretor da entidade, Daniel Salgarello, apenas 20% da rede de captação está funcionando, porque é ligada ao Galego, no Córrego Pinheiro Grosso. Com isso, a população atendida pelo SAS está precisando de pontos de apoio para ter acesso à água.

Para ajudar a amenizar esse problema, a Copasa está oferecendo um ponto com seis terminais de água onde a população pode abastecer galões e levar para casa. Esse ponto fica próximo ao campo de futebol da Copasa, na Av. José Francisco Bias Fortes de Abreu, no bairro Diniz. Essa rua fica ao lado da rua Bahia.

Além disso, a Defesa Civil estadual deve enviar 336 galões de 5 litros e 336 caixas de copos de água mineral de 200 ml. Segundo informado na coletiva de imprensa realizada ontem (15), essa carga de água deve chegar ainda nesta terça-feira (16).

A Defesa Civil estadual deve enviar também um caminhão-pipa. Além disso, uma liminar emitida pela Justiça obriga que a empresa responsável pelo transporte do óleo diesel envie 40 caminhões-pipa para a cidade. Atualmente, os caminhões da Prefeitura estão atendendo locais como hospitais, restaurantes e hotéis, com o auxílio da Copasa e da Epcar. 

Pessoas em vulnerabilidade clínica, como acamadas, ostomizadas e em tratamento quimioterápico entram na fila de prioridade e podem solicitar água. Porém, devem comprovar previamente a condição para o recebimento de água. O telefone exclusivo para o atendimento prioritário é (32) 98817-2277.  O SAS possui ainda os contatos (32) 3339-6800, 195 e ainda o whatsapp (32) 8867-2119.