Santa Casa apresenta trabalho em congresso internacional

O 14º Congresso Internacional da Rede Unida, cuja sede foi a cidade de Niterói (RJ), contou com a participação da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena. Trazendo o tema “Saúde é Vida em Resistência: traçando caminhos com o SUS”, o evento aconteceu de maneira remota do dia 28/10 à 01/11.

O trabalho apresentado no dia 30/10 em uma roda de conversa com o tema “Trabalho, produção de cuidado e humanização”, é intitulado “Acompanhantes numa unidade de terapia intensiva: Protagonismo e responsabilização da família – sistematização e experiência”.

Na apresentação foi debatido as estratégias de humanização, com o uso de tecnologias permitindo o protagonismo do usuário dos serviços de saúde. Dessa forma, há a valorização da singularidade dos pacientes atendidos em sua rede sociofamiliar, transformando a presença dos acompanhantes na Unidade de Terapia Intensiva Adulto da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena em um ato de solidariedade fundamental na prestação do cuidado, com possibilidades de promover a saúde na sua integralidade.

O trabalho é de autoria de Maria Amélia Meira, Adrize Rutz Porto, Maira Buss Thofehrn, Manuela Gomes Campos Borel, Thayenne Barrozo Mota Monteiro, Rosane Auxiliadora de Almeida Costa, Raquel Vieira Barros. A apresentação foi realizada pelas autoras, a enfermeira Maria Amélia Meira, a psicóloga Rosane A. A. Costa e também a enfermeira responsável, técnica Raquel Vieira Barros.

Fonte/Foto: Santa Casa de Misericórdia de Barbacena