Nesta terça-feira, 17, celebra-se o ‘Dia Mundial da Prematuridade’ criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar a atenção para um problema que atinge 15 milhões de crianças todos os anos ao redor do mundo. No Brasil, 340 mil bebês nascem prematuros todo ano, o equivalente a 931 por dia ou a 6 prematuros a cada 10 minutos.
Na Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, só até o mês de outubro foram atendidas 206 prematuros, sendo que 16 nasceram em outras cidades e foram encaminhadas para Barbacena. Atualmente, o menor prematuro presente na Santa Casa pesa 512 gramas
Após o bebê receber alta da UTI neonatal, ele é encaminhado para a enfermaria “Mãe Canguru”, um tipo de cuidado humanizado que implica no contato precoce pele a pele entre a mãe e a criança, havendo também a participação do pai ou de qualquer outra pessoa da família. Esse tipo de cuidado traz o incentivo do aleitamento materno e o melhor desenvolvimento da criança, evitando infecções.
Os bebês prematuros, por definição, são aqueles nascidos antes de 37 semanas completas de gestação e representam de 5 a 18% dos nascidos vivos em 184 países, segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS. Há vários fatores de risco para prematuridade, são eles: gravidez múltipla, tabagismo, uso de drogas, e intervalo entre gestações menores do que 18 meses, além de complicações da gravidez que exigem antecipar o parto.