Santa Casa é certificada por Práticas de Segurança

A Santa Casa de Misericórdia recebeu, pelo segundo ano consecutivo, um Certificado por ter alcançado a classificação de alta conformidade na Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente. O certificado é emitido pela Secretaria de Estado da Saúde, através da Coordenadoria de Segurança do Paciente e Controle de Infecção.

Dos 21 itens avaliados, 100% estavam de acordo com a conformidade dos indicadores de estrutura e processo avaliados. Este tipo de ação é realizada anualmente e faz parte do Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde/ANVISA.

Este resultado positivo é fruto de um trabalho em conjunto e acompanhado pelo Núcleo de Segurança do Paciente – NSP da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena. “Trabalhamos com o que preconiza a ANVISA, com o que está na RDC 36/2013. Desenvolvemos nossas ações de acordo com as seis metas do Protocolo Internacional de Segurança do Paciente que são: Identificação correta do paciente; comunicação efetiva entre profissionais de saúde; segurança na prescrição, uso e administração de medicação; procedimentos cirúrgicos seguros; prevenção de infecção por meio da higienização das mãos; e prevenção de quedas e úlceras por pressão”, pontuou Queila Cristina Souza, coordenadora do NSP da Santa Casa.