Santa Casa publica comunicado sobre procedimento de emergência pediátrica

Nesta quarta-feira (12), A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena emitiu um comunicado sobre os procedimentos adotados para o atendimento na emergência pediátrica. Segundo a entidade, devido ao período de inverno, os números de casos de gripes, resfriados e pneumonia aumentam. Por isso, o Pronto Atendimento de Pediatria fica sobrecarregado.

Em nota, a Santa Casa pediu para que as pessoas não ameacem nem agridam a equipe. A entidade garantiu ainda que trabalha para manter a paz para oferecer o melhor atendimento a todas as crianças que demandam cuidados médicos.

O hospital, que é o único da região que tem o serviço de Pronto Atendimento de Pediatria 24h, explicou que a ordem do atendimento é feita através do Protocolo de Manchester. Conforme esse protocolo, os casos são avaliados e divididos em cinco níveis.

Casos com pulseira vermelha são emergências e precisam ser atendidos imediatamente. Os casos com pulseira laranja são muito urgentes e devem ser atendidos em 10 minutos. Já a pulseira amarela significa “caso urgente” que precisa ser atendido em até 50 minutos.

As cores verde e azul representam pacientes que podem aguardar mais tempo por atendimento médico. A pulseira verde significa tempo de espera de até duas horas e pacientes com pulseira azul podem aguardar até quatro horas.

O hospital lembrou ainda que toda criança tem direito a um acompanhante durante a consulta e internação. Além disso, a Santa Casa reforçou que a orientação do Ministério da Saúde é que os atendimentos no Pronto Atendimento de Pediatria sejam de casos emergenciais e que as consultas de baixo risco devem ser feitas nos ambulatórios e PSF.

Com informações da Santa Casa de Barbacena